Em princípio, é de saudar que mais e mais pessoas procurem de alguma forma o contacto com a Natureza e em concreto a prática de desportos chamados “de Natureza”.
E temos tantos caminhos, trilhos, recantos de enorme interesse e valor patrimonial, ecológico, cultural, etc.
Há alguns desportos que pelas suas características acabam por propiciar de forma mais directa esse contacto.
O BTT, o “Trailling” (não sei se é assim que se escreve ao certo), a Orientação, etc.
O grande senão, naquilo que para mim constitui um tremendo paradoxo, é ser confrontado com a falta de civismo e consciência ecológica daqueles que supostamente procuram a Natureza para dela usufruir.
Parece-me um tremendo paradoxo, para não dizer pior, que por exemplo quem procura a Natureza deixe resíduos nela.
Parece-me ainda mais paradoxal, para não dizer estúpido, a “modinha” das provas de BTT, e “trailling” em que “sinalizam” o percurso com fitinhas plásticas coloridas mas, terminada a prova, não há qualquer cuidado, inteligência ou simples bom-senso para as recolher.
Ou seja, disfrutaram da Natureza, fizeram a sua prova e no final como prémio para a Natureza deixam uma generosa oferenda de plástico.
Neste caso, nesta foto, deparei-me com estas fitas quando percorri um pouco do Trilho PR1 SMF - Rio Uíma - Caldas de S. Jorge, como o nome indica em Sta Maria da Feira.
Outro dado curioso é esta prova, seja ela qual tiver sido, ter contado com o apoio, talvez patrocínio, da própria Câmara Municipal de Sta Maria da Feira.
Não seria também do mais elementar cuidado que a própria autarquia exigisse à organização a remoção das fitas plásticas após a realização da prova? A mim parece óbvio que sim.
Enfim, infelizmente é um exemplo que está longe de ser uma excepção à regra e infelizmente aqueles que supostamente seriam em teoria mais sensíveis à protecção da Natureza são os primeiros a encabeçar a lista de “broncos” que atentam contra ela. Em Portugal então os índices de “literacia ambiental” são tão elevados como a inteligência destes pseudo-amantes da Natureza.
#sociedadede #society #pensamentos #thoughts #reflexões #reflections #portugal #portugalrural #ruralportugal #pjp.ecolution #pjpereira #vida #life #viagens #trips #natureza #nature #trilhospedestres #natureza #nature #áreasnaturaisemportugal #naturalareasinportugal #stamariadafeira #riouíma